sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Campeão por pontos perdidos... pelos outros

No meu tempo de garoto, e lá vai tempo..., os campeonatos eram de pontos corridos, como agora. Havia, no entanto, duas diferenças importantes: cada vitória valia apenas dois pontos ganhos e a tabela de classificação tinha como referencial o total de pontos perdidos.

À luz da matemática, essa parece ser a fórmula mais correta e é a que hoje deixaria o Botafogo em primeiro lugar nesse Brasileirão de eterno perde-ganha. Sim, porque de todos os pontos já disputados, o time da estrela Solitária é o que teve menos perdas. Tanto que se ganhar o jogo que tem a menos em relação aos outros candidatos ao título, ultrapassa Corinthians e Vasco em pontos ganhos. É o único nessa condição hoje.

 O duro é apostar em algum prognóstico nesse torneio, marcado, digamos assim, pelo equilíbrio da incompetência. Sim, incompetência, pois que, até agora, nenhum time que andou ali na zona da liderança soube aproveitar a chance para abrir uma folga. O Corinthians foi o que acumulou mais gordura, chegando a ficar sete pontos à frente do segundo colocado, mas depois que começou a mostrar a mesma irregularidade dos demais, jamais voltou a ser o que era.

é por isso que eu digo que, se o Botafogo é o lider por pontos perdidos, o Corinthians é o líder por pontos perdidos pelos outros. Outros como o Vasco, que na rodada deste meio de semana vacilou de novo, só empatou com o desesperado Atlético-PR, e perdeu mais uma chance de se distanciar.

 E assim devemos caminhar até a última rodada. O que me leva a voltar ao passado para ver, de novo, um campeão ser proclamado por pontos perdidos. Hoje é o Botafogo, mas quem se arrisca a apostar um dólar furado nele?

2 comentários:

  1. Não fosse os pontos ridículos perdidos pelos outros 5 concorrentes, um deles que os tivesse ganho, já estaria jogando com a faixa de campeão, ou hepta (leia-se São Paulo F.C.)...Mas vamos ver até onde os times conseguem ser tão "solidários" um com os outros !

    ResponderExcluir
  2. Um forte abraço meu amigo e irmão Nelsinho, e desejo sucesso, sempre!

    ResponderExcluir